1… Instituição de Pagamento,

      2…. Serviços de Pagamentos,

             3…. Conta Digital,

                    4…. Empresas Simples de Crédito

                            e agora, o Pagamento Instantâneo, o mundo não para.

Um grupo de trabalho, coordenado pelo Banco Central, conta com a participação de mais de 90 instituições e visa desenvolver um modelo de pagamentos instantâneos no Brasil. Dentre os participantes deste grupo estão as instituições bancárias, associações representativas, instituições de pagamento,cooperativas e fintechs.

“Esses estudos, que são de longa maturação e fazem parte da Agenda BC+, estão em fase preliminar e seus resultados devem ser apresentados para apreciação da Diretoria Colegiada do BC apenas no segundo semestre”informa, em nota, a instituição.

De acordo com o Banco Central, “pagamento instantâneo é toda transferência eletrônica de recursos na qual a transmissão de mensagens de pagamento e a disponibilidade de fundos para o recebedor ocorrem em tempo real e cujo serviço está disponível para os usuários finais durante 24 horas por dia,7 dias por semana e 365 dias no ano.”

Instituição de Pagamento e pagamentos instantâneos
Pagamento Instantâneo

O Banco Central esclarece também que os pagamentos instantâneos poderão ser utilizados para transferência entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais e entre estabelecimentos,além de transações envolvendo órgãos governamentais.

A proposta é de que as novas ferramentas devem visar a simplicidade de uso para os envolvidos numa transação de pagamento.“Trabalhamos com a hipótese de o celular do cliente ser a única informação necessária para iniciar o pagamento, o que viabilizaria a transferência de recursos com apenas um toque no celular”, explicou o chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamento (Deban) do Banco Central, Flávio Túlio Vilela.


“Também é imaginável que a leitura de um QR Code permita a transferência de recursos da conta do pagador diretamente para a conta do recebedor”, acrescentou Vilela.

O grupo de trabalho teve a primeira reunião em maio deste ano; em agosto deverá apresentar o detalhamento dos requisitos fundamentais para a estrutura de pagamentos instantâneos e até o mês de novembro finalizar os trabalhos.

Você precisa se posicionar neste mundo!